segunda-feira, 21 de maio de 2012

um papo religioso


Hei, já disse! Não acredito em d’EUs, não tem essa de então acreditar na “coisa ruim” sei que uma depende da outra (se d’EUs existe, o Diabo existe, não é isso?). Não acredito em d’EUs e pronto. Não entendeu? É fácil explicar, ou melhor, é mais fácil entender o meu ponto de vista do que o seu. Por mais que tenha fé, uma coisa que já perdi já faz um tempão. Eu frequentei a igreja, olhava para o Padre, para os coroinhas, para as pessoas, adorava orar naquele tempo. Imaginava eu e o Padre, no confessório, sozinho um com outro, eu tirando a sua batina. É isso, eu fiz catequese, fiz a primeira comunhão, fui batizado tardiamente. Mas minha formação foi a tua religião. Fui cristão, como sabes, fui um cristão que antes de refletir os dogmas dessa religião, apenas aceitava sem nenhum questionamento. Comecei estudar naquele tempo, conheci um novo d’EUs, chamava-se Darwin, Charles Darwin. Foi ele que fez e me conduziu a questionar muitos dos valores que seguia. E confesso que depois dele, as coisas foram desmoronando cada vez mais para minha crença. Não via mais o barro como a matéria prima da origem do homem, não havia mais cabimento em acreditar nisso.
É isso, retorno a dizer, não acredito em d’EUs! Ainda não entende? Quer que eu fale mais, e dê mais provas? Hein, um dia eu irei me arrepender? Quando estiver passando por apuros, eu vou rogar por d’EUs? É isso que você tá falando. É esse o medo que você tem? De receber a resposta majestosa do ser divino, não mais que abstrato? Você vai rezar por mim? Não precisa! Depois que conheci Darwin, também conheci outro d’EUs, Sigmund, Freud, Sigmund Freud, é isso. Agora acredito em dois deuses, já não sou mais monoteísta. Freud, tão delicado, me conduziu para uma melhor compreensão da mente humana. Depois veio Nietzsche, Saramago. E já me tornará num pagão.
Hoje já não sou pagão, só respeito e vejo que a mentalidade humana é sem limites. Você acredita seriamente que tudo que existe deve haver algum sentido? Que as formas da natureza devem ser totalmente simétricas, que o nosso universo é regido por um soberano? Já se questionou se um cachorro, um cavalo, ou um elefante já pensou nisso tudo? Eles apenas vivem e nada mais, só isso. Sim, também acredito na gravidade, como Einsteen disse, a gravidade é uma propriedade do espaço-tempo, conforme maior a massa, maior a curvatura. É tão lógico isso. Mas mesmo assim você continua sem me compreender? Bom, outra hora conversamos. (Claude Baudelaire)

 Salvador Dali

Nenhum comentário:

Postar um comentário